Congresso Brasileiro de Microbiologia 2023 | Resumo: 165-2 | ||||
Resumo:O Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde) é uma iniciativa que promove a integração entre ensino, serviço e comunidade, com o intuito de articular ações para fortalecer mudanças na formação dos alunos, juntamente com a participação social e dos profissionais de saúde, aproximando-os das necessidades do SUS. A 10ª edição do programa, com o tema "Gestão e Assistência à Saúde", contou com a participação do Instituto Federal do Rio de Janeiro - Campus Realengo, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, com atuação do eixo Assistência à Saúde no Centro Municipal de Saúde Manoel Guilherme da Silveira Filho, localizado em Bangu, Zona Oeste do Rio de Janeiro. A partir das metas e objetivos traçados pelo projeto, decidiu-se atuar junto ao público adolescente das escolas do entorno, tendo em vista a disseminação de informações falsas (“fake news”) durante a pandemia de COVID-19. Nesse sentido, foram realizadas atividades interativas com 120 estudantes de 12 a 15 anos da Escola Municipal Anna Amélia Queiroz Carneiro de Mendonça. O principal objetivo das ações foi disseminar informações corretas e seguras sobre a COVID-19. A dinâmica “fato ou fake” foi realizada a partir da seleção de perguntas prévias pela equipe, que foram consideradas relevantes durante a pandemia. Os alunos deveriam levantar as plaquinhas referentes ao dedo polegar voltado para cima, como fato, e polegar para baixo, com "fake". A partir de suas percepções e questionamentos, debates e discussões foram iniciados. Durante a realização da atividade, foi observado que as frases “Pessoas que já contraíram COVID-19 não precisam se vacinar” e “As vacinas contra a COVID-19 são seguras e eficazes” geravam muitos questionamentos e dúvidas se seriam fato ou "fake". Além disso, constatou-se que muitos alunos reproduziam os pensamentos e opiniões que seus familiares apresentavam em casa. Para realizar a atividade relacionada à técnica correta de higienização das mãos, foram utilizadas luvas de látex e tinta guache. Nesse momento, as alunas do projeto ensinavam à turma o passo a passo da higienização das mãos. Após esta etapa, quatro alunos eram convidados para demonstrar o procedimento para o restante da turma. Ao final da atividade, os demais alunos que observavam, avaliavam se os colegas conseguiram realizar a correta higienização das mãos. Foi comum a dúvida se poderia sacudir as mãos após a higienização de modo a acelerar a secagem das mesmas e se poderia substituir a higienização com água e sabão pela utilização de álcool 70%. Cabe destacar que foram entregues cartilhas informativas produzidas pela equipe ao final de cada atividade. Por fim, foi possível identificar o impacto das “fake news” na pandemia de COVID-19 e reafirmar a importância de ações de educação em saúde para desmistificá-las. Palavras-chave: Adolescentes, COVID-19, Educação em Saúde, Fake News, Higienização das Mãos Agência de fomento:Ministério da Saúde |